Buscar

Inteligência Artificial e Previsão

A Inteligência Artificial é uma ferramenta tecnológica que mudará a forma de trabalho em diversas áreas profissionais.




Há alguns anos, eu estava na Escola de Ciências Econômicas da Universidade Católica de Salvador assistindo uma aula da disciplina Econometria. Nesta disciplina estudávamos as correlações entre varáveis de um determinado modelo econômico e, com auxílio de ferramentas estatísticas, podíamos criar equações para prever comportamentos de variáveis. Tínhamos o clássico exemplo do investimento em publicidade e o aumento em vendas, onde, baseados em dados históricos, podíamos obter uma equação em regressão linear que determinava o quanto teríamos de aumento em vendas (y) para cada unidade monetária investida em publicidade (x). Esse foi o momento em que percebi as inúmeras possibilidades de criarmos modelos de previsões mais assertivos.


Atualmente, as ferramentas de IA nos permitem analisar uma massa de dados muito grande (Big Data) e aprender as correlações que existem em situações multidimensionais (Machine Learning). Podemos então analisar diversas variáveis simultaneamente como, por exemplo na agricultura, o clima, a adubação nitrogenada, o estágio fenológico da planta e suas correlações com a suscetibilidade a pragas. Temos diversas aplicações dessa tecnologia nos mais variados campos, incrementando de forma substancial a previsibilidade dos eventos.



Na BlueThink já está em elaboração novas APIs que permitirão os nossos clientes incorporar essa tecnologia de forma a beneficiar seus negócios.

11 visualizações

+55 11 3280-0072

©2020 by BlueThink. Proudly created with Wix.com